sábado, 31 de janeiro de 2009

Antiguidade - Arte Egípcia


Principais Características
  • Sua história se divide em Dinastias que tomam o período de 3000 aC até 1085 aC.

  • A figura de máximo poder é o governante faraó, além dele, o outro extremo o povo, livre e o escravo, outros personagens importantes dessa sociedade eram: sacerdotes e os escribas.

  • As cidades eram organizadas como um tabuleiro de xadrez, regularmente, utilizando canais de irrigação do Nilo.

  • Cultuavam os Mortos, acreditando que a morte era uma continuação natural da vida, por isso praticavam a mumificação dos corpos.

  • Eram politeístas, e dentre seus deuses cultuavam: Anubis (deus chacal);Sobeke (deus crocodilo), Aton (deus sol), etc...

  • Inventaram a escrita Hieroglífica que foi decodificada integralmente somente no século XIX pelo francês Champolion.

  • A arte Egípcia é mundialmente conhecida pela monumentaliedade da sua Arquitetura: as Pirâmides, os Templos e as Mastabas. Dentre centenas de pirâmides, as mais famosas estão na planície de Gisé, no Cairo: Keops, Quefren e Miquerinos. Neste mesmo local situa-se ainda a Esfinge.

  • Todas as formas de arte tinham como temas prováveis: o culto dos deuses, a figura do faraó, a vida cotidiana, os animais. Qualquer que seja a técnica, pintura, escultura, etc, há uma forte presença de linhas geometrizadas.

  • Desconhecendo a´perspectiva mais elaborada, utilizavam algumas estratégias visuais para organizar as suas imagens - para o grau de imporatância da personagem: utilizavam os tamanhos gigantemente maiores; para a profundidade: duplicavam as formas de perfil.

  • Na Escultura, percebemos um artista ainda temeroso do material pedra. Podemos encontrar Estátuas-Retratos; Bustos-Retratos e Relevos feitos a partir de pedra calcária, ardósia ou ainda, madeira policromada, geralmente no tamanho natural. Dominavam ainda a técnica dos metais, e assim era possível se ver verdadeiros tesouros em ouro, como o busto-retrato de Tutancamon que pesa 113 quilos de ouro maciço.

  • Na Pintura, que se espalha por todas as faces dos templos, monumentos funerários, misturando relevo e pintura, com tons fortes e coloridos o qual o tempo já desgastou, temos o uso de pigmentos naturais + base de cola + gesso. Criavam suas cenas a partir da chamada lei da frontalidade, onde os corpos eram vistos apenas de três ângulos possíveis: de frente, de perfil e na vertical (de cima). As formas endurecidas, hieráticas demonstravam um sentido ritual, sagrado. Faziam pintura sobre cerâmica e sobre o papiro que tem como maior exemplo, o Livro dos Mortos.

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